Rieu

30/08/2016

10 ALIMENTOS QUE AS NUTRIS CONSOMEM TODOS OS DIAS


A melhor forma de se alimentar acontece partir da qualidade nutricional dos alimentos e não das calorias que eles possuem, então, não se assuste se descobrir que as nutris amam alguns alimentos que você achou que não deveriam ser consumidos por serem muito calóricos.

Cereais integrais

Não passam por processos de refino que levam a perdas nutricionais, mantendo assim substâncias essenciais. As vitaminas e minerais encontrados nesses alimentos contribuem para o correto funcionamento de todo o nosso corpo, na proteção contra infecções, transporte de oxigênio para as células, formação dos ossos, controle da contração muscular e dos batimentos cardíacos, transmissão de mensagens pelo sistema nervoso etc. Já as fibras deles contribuem para o bom funcionamento do intestino, a formação das fezes, normalização da microbiota intestinal e tratamento da constipação intestinal, também conhecida como “intestino preso”.

Invista em alimentos, como: aveia, arroz integral, arroz negro, trigo em grão, fibra de trigo, freekeh, quinoa e amaranto.

Leguminosas

São ótimas fontes de fibras que garantem bom funcionamento do intestino, saciedade e melhora dos níveis de açúcar no sangue. São também boas fontes de ferro do tipo não heme, aquele que precisa ser consumido com uma fonte de vitamina C para melhor absorção, então, aquela limonada torna-se uma boa pedida. Também são uma boa fonte de potássio, que auxilia no controle da pressão. Nunca esqueça que as leguminosas precisam passar pelo processo de remolho.

Dica: se você tem problemas de flatulência com o consumo de feijões, experimente o feijão azuki, pois este tipo apresenta um grau de fermentação inferior e tende a gerar menos ou nenhum desconforto.

Alimentos fermentados

A comida fermentada apresenta melhor digestibilidade e efetivamente se torna um suplemento probiótico natural. Alimentos ricos em probióticos, organismos vivos, podem ajudar a controlar problemas, como a síndrome do intestino irritável, inchaço e flatulência, além de fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer. Podemos também comprar essas bactérias em cápsulas. Destacam-se: Lactobacilos acidófilos, casei, bulgaricus, lactis e Bifidobacterium bifidus. Invista em iogurtes, leites fermentados e kefir.

Dica: para uma boa manutenção da flora intestinal, ingira fibras prebióticas.

Farinha e biomassa de banana-verde

Estes alimentos possuem amido resistente, o qual é resistente à digestão e é fermentado no intestino grosso, principalmente pelas Bifidobactérias, sendo, portanto, alimentos prebióticos.

Óleos prensados a frio

A prensagem a frio é o único método de extração que garante um óleo 100% puro e natural. Os óleos prensados a frio são considerados alimentos funcionais, pois são ricos em ômegas, tipos de ácidos graxos essenciais que o nosso corpo necessita para manter o bom funcionamento de cada célula. Invista em óleo de coco, macadâmia, linhaça, chia, gergelim, abacate e azeite de oliva.

Dica: para submeter à temperatura de cozimento utilize óleo de coco.

Ômega 3

Presente nos peixes de água fria, tais como salmão, sardinha, atum, arenque, entre outros, sementes de linhaça e sementes de chia. O ômega 3 é um tipo de gordura essencial, ou seja, o nosso corpo não consegue produzi-lo, devendo ser obtido por meio da alimentação ou de suplementos especializados. Seus benefícios são: auxílio no controle de colesterol, triglicerídeos e pressão arterial, manutenção da memória, tratamento de depressão, prevenção contra Mal de Alzheimer, ação anti-inflamatória e desenvolvimento visual e mental de bebês, sendo aconselhável a utilização por gestantes.

É bom saber: o Ômega 3 Mundo Verde Seleção possui laudo de pureza, o que certifica que não há contaminação por metais pesados.

Castanha-do-pará

É uma ótima fonte de proteínas e gorduras monoinsaturadas, além de ser a maior fonte alimentar de selênio. O selênio é um mineral que tem ação antioxidante e imunoestimulante, está relacionado ao bom funcionamento da tireoide, proteção contra doenças do coração, Mal de Alzheimer e infertilidade masculina.

É bom saber: o consumo de apenas uma castanha ao dia já garante os benefícios.

Berries
As berries são frutas ricas em antioxidantes, que combatem radicais livres, atuam na prevenção do câncer e redução dos níveis de colesterol, combatem o envelhecimento precoce e ainda possuem fibras que aumentam nossa saciedade e melhoram o funcionamento do nosso intestino.

Dica: utilize as berrys nos lanches, misturadas em iogurtes, granolas ou puras. De qualquer maneira é uma boa pedida!

Cacau

É rico em antioxidantes, magnésio e triptofano, auxiliando na produção da serotonina e melhora do humor. Já temos estudos que comprovam que o consumo de 30 g de chocolate amargo (no mínimo 70% de cacau) diariamente produz efeitos benéficos.

Dica: prefira sempre cacau em pó ou chocolates com teor mínimo de cacau de 70%.

Orgânicos

Por último, mas não menos importantes, os alimentos orgânicos são a preferência unânime de nós, nutricionistas, não tenha dúvida. O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, totalizando, em média, 5,2 kg de agrotóxicos por pessoa ao ano. Dos 50 produtos mais utilizados na agricultura brasileira, 22 são proibidos na Europa. Os alimentos orgânicos têm como característica a ausência de fertilizantes sintéticos, agrotóxicos e transgênicos.

Então, que tal incluir todos os itens no cardápio?

FONTE: Jaqueline Fagundes – Nutricionista

SiteMUNDO VERDE.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário