Rieu

21/11/2014

Diabéticos devem redobrar a hidratação da pele


O diabetes tende a aumentar o ressecamento da pele

Quem tem diabetes não tem que se preocupar apenas com a alimentação.

Para combater esse problema, especialistas da área indicam que os diabéticos sejam cautelosos e façam uma hidratação completa sempre que possível, afinal a pele é o maior órgão do corpo humano. Ela representa em torno de 16% do peso corporal e tem importantes funções de proteção para o organismo.A pele também sofre as consequências da doença e uma delas é o ressecamento. O alto nível de glicose no organismo diabético prejudica o trabalho dos vasos sanguíneos que irrigam a cútis e o resultado são fissuras, descamação e lesões na pele. Com o tempo, esse ressecamento evolui para coceiras e manchas brancas, principalmente no rosto.

Com tantos casos de pessoas diabéticas (são mais de 16 milhões só no Brasil), produtos para estes consumidores são lançados cada vez mais. A dica, caso você tenha diabetes ou conheça alguém próximo que sofre com esta doença, é ir atrás de cremes hidratantes a base de aloe vera (babosa) ou produtos que tragam em sua composição o capsicum (que estimula a circulação), Alantoína (protege a pele) e o Triglicérides Caprílico (emoliente).

Todos estes ingredientes, citados acima, combatem o ressecamento cutâneo das extremidades que podem ser ocasionados pela má circulação.

Cuidados com os pé é o principal conselho que médicos da área pedem aos seus pacientes, afinal, eles são os maiores indicadores da doença. Examine os pés diariamente ou peça ajuda de alguém. Procure bolhas, feridas, ferimentos, calos, frieiras, cortes, rachaduras e alterações de coloração na pele.

Mantenha seus pés limpos usando sabonete de glicerina e água morna. Evite água quente e calçados sem meias. A higienização correta auxilia na prevenção e diagnóstico precoce das lesões. Cuidados como estes podem evitar problemas mais graves.

Por Kelly Jamal
FONTE: Especial MaisEquilibrio

2 comentários: